terça-feira, agosto 21, 2007

Um passeio pelo Mercado Central

Uma mistura de cores e cheiros recebe-nos. Vozes que se misturam a sons diversos. Pessoas se cruzam, outras se encontram. Essa é a imagem que se forma ao entrar no Mercado Central.
Criado em 07 de setembro de 1929 pelo então prefeito Cristiano Machado, o Mercado Central é um dos pontos turísticos de Belo Horizonte e traz ao visitante a sensação de estar em um cantinho qualquer do interior de Minas.
Apesar de suas miscelâneas de opções, desde animais até vinhos finos, o Mercado permite-nos esquecer o barulho dos carros, a fumaça da cidade, os arranha-céus que nos cerca e nos faz sentir o jeitinho mineiro simples de ser.
Um bom exemplo são os bares. Sem mesas ou cadeiras, os “bares” mais freqüentados são pequenos corredores onde pessoas se apertam a fim de encontrar um espaço junto ao “balcão”. Os atendentes “convidam” as pessoas aos gritos: “ai amigo, uma geladinha?” e assim mais um cliente é conquistado.
Além de flores, objetos, comidas entre outras coisas, o Mercado Central possui também uma capela construída em 1974 para abrigar uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, doação de uma comerciante de frutas que alcançou uma graça.
Esse lugar exótico onde o sagrado convive pacificamente com o “profano” aprendemos a enxergar o mundo com as lentes da simplicidade.
Visitar o Mercado Central é permitir-se encontrar com a história e a cultura de Minas. É vivenciar sensações que o mundo moderno muitas vezes nos rouba. Aprender a aprender. Aprender viver.

Patrícia Prado

Nenhum comentário: